terça-feira, 18 de novembro de 2008

Consigli per il viaggio di Gina - Veneto

A querida Gina do blog Naco Zinha, começa contando sobre a sua viagem para Veneza, terra da minha querida bisavó, Giovanna.



O Veneto, é uma região do nordeste da Itália com 18.391 km2 de superficie e 4,8 milhões de habitantes, sendo a quinta região mais povoado do pais. Sua capital é Veneza.



Regione Del Veneto - Bandeira




Brasão

Brasão




Veneza

Não tenho o que me queixar de Veneza, há quem diga que a cidade não exala um cheiro muito agradável por causa dos canais. Fomos privilegiadas nesse aspecto também, acho que foi porque viajamos no outono, no verão talvez seja o problema. Nosso hotel ficava à beira de um canal.
Tudo nessa cidade encantou-me, os canais, as gôndolas, as pontes, as vitrines, os doces, a praça de San Marco (nas duas vezes que fomos havia música clássica ao vivo, com violino, muito romântico, dá vontade de sair dançando, hehe).
Infelizmente, a tão falada Ponte dos Suspiros estava em reforma... (ficamos suspirando!).

Ponte dos Suspiros: Construída em 1602, a Ponte dos Suspiros, depois da Ponte do Rialto, é a mais conhecida de Veneza. O romântico nome “dos suspiros” provem das lamentações que proferiam os condenados quando passavam pela ponte e viam pela última vez o que tardariam muito tempo em voltar a ver: a luz do dia, o mar e a liberdade. Diz uma lenda, que os casais que trocarem um beijo no momento exato em que passarem sob a Ponte dos Suspiros serão eternamente apaixonados.


Hospedamo-nos no Alberghi Santa Chiara, em quarto com 2 camas, banheiro privativo, geladeira, cafeteira, biscoitos, café e capuccino.
Dá pra fazer compras no mercado pertinho (Mercado Bila) e complementar seu cafe da manhã. A gente faz o check-in num lugar e recebe as chaves pro hotel. A entrada do edifício é meio sinistra, um portão de ferro antigo, escadas para subir com malas, outra porta para abrir, finalmente a 3a. chave para o quarto, que é bom. Visitamos a Basílica de San Marco, gratuita, uns 10 minutos apenas (para reservar, em alta temporada, pode ser bom. Nós não reservamos):

Basilica San Marco - Reserva


Dá pra subir a Torre Dell'orologio, construção em frente à basílica, para ter uma vista panorâmica. Fomos à Ponte Rialto, com bela vista do Gran Canale.

Dicas:
Visitamos o Palácio Ducale, com bilhete de reserva feito pela internet, o que evita fila enorme (16 euros por pessoa).
Para reservar:

Reservas para visitar o Palácio Ducale

Pegamos uma guia chamada Hilária (o nome condiz com o jeito dela), excelente e o lugar é bonito, mas é um pouco cansativa a visita por durar 1 hora e meia.
Evite levar excesso de bagagem porque você terá que carregá-la, subindo e descendo pontes.
Leve calçados baixos, para muita caminhada.
Reserve uma tarde para conhecer Murano e Burano.
Compre bilhetes (1h, 12h ou 24h, com preços de 6,50, 14 e 16, respectivamente) para trafegar em Veneza ou nas ilhas próximas.

Murano

Pega-se um vaporetto em Veneza e a viagem dura mais ou menos 30 minutos. A grande atração de Murano são os artesanatos em vidro. É possível fazer uma visita guiada a uma fábrica de vidros. As lojinhas ficam ao redor dos canais e têm coisinhas lindas, para todos os gostos.

Burano

Pegamos outro vaporetto a partir de Murano, levamos uns 40 minutos. Vale a pena conhecer essa cidadezinha, de casario muito colorido.


Albúm de Fotografia


Itália: Veneza, Murano e Burano
Gina do Blog Naco Zinha